Sobre “Flaneur”
I´m not a premeditative photographer, I see a picture and I make it.
– Lee Friedlander
O que é um FLANEUR ?
FLANEUR é uma palavra de origem Francesa que significa uma pessoa que “vagueia pelas ruas “. No início do Século 19 foi uma descrição muito utilizada para enaltecer as pessoas que caminhavam lentamente pelas ruas de Paris, ou seja, passeando a pé e procurando conhecer cada detalhe ou aspecto da cidade. Uma caminhada sem preocupações ou destinos certos. Curiosidade como guia. Mais do que uma condição humana, infelizmente mais associada aos Dandis e Intelectuais da época, eu considero esta palavra um “estado de espírito”. Sim “Flanar” pelas cidades sem rumo caracteriza para mim um EXPLORADOR URBANO ou no meu caso um INVESTIGADOR DE CIDADES ATRAVÉS DAS IMAGENS.
O Grande poeta Charles Baudelaire descrevia o Flaneur como um “cavalheiro caminhador das ruas” alguém que caminhava pelas cidades a fim de experimenta-la. Talvez para mim um OBSERVADOR URBANO defina melhor esta palavra.
Como outras pessoas definem o FLANEUR ?
É um observador que caminha tranquilamente pelas ruas, aprendendo cada detalhe, sem ser notado, sem se inserir na paisagem, que busca uma nova percepção da cidade. E para situar a figura curiosa do FLANEUR no tempo é preciso defini-lo como uma figura nascida na modernidade. Ele aparece como contra ponto ao burgês que dedicava grande parte do seu tempo ao mundo dos negócios. FLANEUR é aquele que gosta de perambular pelas ruas pelo puro prazer de observar o seu redor sem compromisso.
( PORTAL PUC-RIO DIGITAL Eclética 2003 ).
“O fotógrafo é uma versão armada do caminhante urbano. O voyerista que descobre a cidade como uma paisagem de extremos voluptuosos”.
(Susan Sontag – Em Fotografia – 1972)